Na última sexta-feira (29/07), a Secretaria de Agricultura foi solicitada pelos produtores: José Fernando e Maria José do Sítio Laje Bonita, para realizar a imunização dos seus animais contra raiva bovina e clostridioses (botulismo).

Os criadores vêm nos procurando ultimamente pois o nosso município vem apresentando alguns casos dessas enfermidades que acontecem principalmente nos bovinos.

A raiva bovina: é uma doença transmitida pelo morcego hematófago (desmodus rotundus) que é o principal transmissor da raiva para os bovinos. Sua forma de transmissão se dá pela mordedura de um animal infectado (morcego) que esteja eliminando o vírus na saliva. Não existe tratamento, sendo que todos os animais acometidos são levados a óbito. Portanto, a melhor forma de prevenção se dá por meio da vacinação.

Botulismo: a doença da ” vaca caída” como é conhecida popularmente, um dos principais quadro clínico se dá pela paralisia progressiva que geralmente se inicia pelos membros posteriores, o que dificulta a sua locomoção, andar cambaleante etc.

Também não há tratamento, por isso, a prevenção é a melhor opção para ser implementada na propriedade.

Prefeitura de Ibirajuba trabalhando em prol do homem do campo!